Histórico





O Instituto de Estudos e Pesquisas da Excepcionalidade (chamado IEPE) foi fundado em 25 de maio de 1988 por um grupo de pais cujo objetivo era de proporcionar um atendimento adequado á crianças, adolescentes e adultos que apresentavam Condutas Típicas. Com este mesmo objetivo, através do recém-criado IEPE, em maio de 1988, foi criado o Centro Especializado Fênix.
 
Seguindo a sua trajetória, o Centro Especializado Fênix passou por um processo histórico, com diversos momentos críticos. Sua evolução ocorreu através do empenho e atuação de seus diretores, pais e profissionais envolvidos no seu funcionamento.
Em setembro de 1995, tempo de expectativas e mudanças, o Centro Especializado Fênix passou a ser denominado Centro Educacional Especializado Fênix (CEEP), atendendo a mesma clientela através da atuação psicopedagógica.

Considerando-se os princípios que norteiam a Educação Especial e baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases, o CEEP tornou-se “Escola de Educação Especial Fênix” (Resolução No. 3.120/98).

Em 1995 a Escola de Educação Especial Fênix tornou-se instituição filantrópica com registro de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, sendo reconhecido através do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em 2001.

Em fevereiro de 2007 foi estabelecido o convênio com o SUS que possibilitou que os alunos sejam atendidos por profissionais da área da saúde. Atualmente este ambulatório atende os alunos e pacientes vindos da comunidade.